Thursday, May 29, 2008

Subam mais, que o povo é sereno

Confesso que ontem estava num daqueles dias em que disparo em quase todas as direcções. É a porcaria do tempo que me está a pôr doida, é pôr o Telejornal e levar com a dureza das notícias e... mistura explosiva! O João é que tem razão: mais vale ver o Noddy pela 540ª vez!!
Esta escalada do preço dos combustíveis em Portugal é inqualificável. Seja pela forma como está a processar-se, seja pela ausência total de explicações – quer do sector privado, quer por parte do próprio Governo, que continua a escudar-se na impossibilidade de baixar o imposto. Eu acho que atingimos o absurdo, o gozo completo e descarado com uma população que já não tem mais saída para a brutalidade dos gastos que tem face aos miseráveis salários que recebe.
Mas no meio disto tudo, o que eu acho ainda mais inacreditável, e até revoltante, é o facto de vivermos num País surreal, em que o povo pode ser espezinhado, não ter pão para a boca, ter a corda na garganta, e ainda assim não vai para a rua. Já vimos esta semana vários protestos pela Europa fora – e note-se que falamos de uma proporção, apesar de também grave, menos gritante –, e aqui ninguém faz nada! "Ah, vamos boicotar a Galp", "Ah, vamos boicotar a Repsol", "Ah, no dia 1 não se põe gasolina". Francamente. Grite-se na rua, bloqueiem-se estradas, paralise-se um País. Haja dignidade.

5 comments:

Pedro Emanuel Santos said...

O que tu escreveste é o que penso há anos. Só que toda a gente pensa que sou maluco. Os mesmos que constantemente se queixam do custo de vida refastelados no conforto do sofá. A culpa é do Governo, dizem. A culpa é nossa. Se não mudarmos o Estado, o Estado nunca irá mudar nada a nosso favor.

rute said...

Vens falar de pão na boca, tu, minha vadiola que estiveste na Irlanda a ver um concerto do Bruce? Anda p'ra cá.

Natacha said...

Olha, a Irlanda é um bom exemplo. Antes de entrarmos na CEE, eles estavam ainda piores do que nós. Em 20 anos são apenas um dos países com melhor qualidade de vida da Europa. A diferença que faz ter políticos sérios...

rute said...

...e povo menos estúpido!

Natacha said...

Ora nem mais!...