Tuesday, November 18, 2008

Uma bela prenda no sapatinho

Chegou ontem e logo animou as hostes. O Estado, que anda ocupado a recolher migalhas junto daqueles que não têm dinheiro para mandar cantar um cego e deixa os verdadeiros devedores à solta e a rir de fininho, fez-me chegar uma belíssima missiva. Pela voz da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos, sou notificada a pagar mais de 800 euros, relativos ao dinheiro não declarado que recebi n'O Primeiro de Janeiro em 2004. Até 17 de Dezembro. O que posso pedir mais?
1 – Não ser tratada como uma criminosa por uma filosofia, ou forma de actuar, que fui obrigada a seguir, sob pena de ficar sem emprego, quer por despedimento, quer por um eventual encerramento na sequência de inspecções, o que veio a verificar-se depois de elas se terem concretizado;
2 – Perceber por que é que sou eu que tenho de pagar impostos sobre um valor que a empresa alegadamente me pagou como ajudas de custo, se era essa mesma empresa quem tinha de apresentar recibos dessas despesas;
3 – Algum bom senso por parte dos senhores da DGCI, que na sequência de uma inspecção vão "atacar" como lobos uma série de pessoas (não é o meu caso, felizmente) que foram atiradas para o desemprego, cobrando-lhes dinheiros insignificantes para o Estado;
4 – Ver o Sr. Eduardo Costa a pagar tudo o que deve ao Estado e aos seus ex-funcionários, essas sim, verbas de encher o olho e que justificariam uma actuação séria e intransigente por parte do Estado e das autoridades competentes.
5 – Ver pessoas como esta atrás das grades, pagando pelos crimes que consecutivamente comete e pelo número de pessoas que prejudicou ao longo do tempo.
Posto isto, e um pouco à margem desta questão, gostaria também de perceber por que é que tesos como eu e muita, muita gente, têm de continuar a sacrificar-se enquanto a economia mundial se auto-destrói e os governos injectam dinheiro nos mais ricos, nos bancos, nos fabricantes de automóveis, sei lá mais o quê!!! Nos que TÊM dinheiro!... Alguém me ajude a perceber alguma coisa, pois eu cada vez percebo menos!!

4 comments:

Anonymous said...

também já cá canta uma dessas...

Pedro Emanuel Santos said...

A mim também. E o que me revolta é ter a sensação de que vou ter que desembolsar dinheiro que me custou a ganhar por causa de uma besta que desde há mais de 20 anos que foge a todas as suas obrigações perante o Estado e os funcionários. Mas esse cabrão escapa sempre impune e os que se lixam são, como sempre, os mais pequenos (leia-se nós).

Ana said...

Ironicamente a mim nunca chegará uma missiva dessas... isto porque estava ilegalmente a recibos verdes.
Mas entendo os teus devaneios e aconselho como "cura" longasss caminhas de bicla!

Carla Teixeira said...

Expresso, numa mensagem dirigida à tua pessoa, o sentimento de total solidariedade que nutro para com todos os camaradas que estão na mesma situação, que felizmente não é a minha. Durante anos fomos forçados a pactuar com um esquema ilegal engendrado por um fulano que está mais do que habituado a corromper todas as leis e a fugir às consequências (até à prisão). Isto irrita um santo, de facto, mas o pior é que o Estado enceta agora, como bem explicaste, uma caça aos devedores, quando deveria agir sobre quem os forçou a prevaricar. É um insulto!

Detalhe adicional: eu continuo sem receber a baixa de Janeiro...