Friday, June 20, 2008

Eles é que arrumaram connosco...

Pois é, lá se foi. Por um lado, sinto-me aliviada. Porque além de não ter de stressar mais, não vamos, depois destes dias de ressaca, continuar a viver esta febre anti-Scolari. Não é o melhor treinador do mundo, errou várias vezes – ainda ontem isso aconteceu –, mas ninguém lhe tira o facto de ter conquistado os melhores resultados de sempre da nossa Selecção.
Se perderam a final com a Grécia, antes ninguém à final tinha chegado... Se teve uma Selecção cheia de grandes jogadores, outros houve que tiveram um grupo campeão do mundo que nunca conquistou o que quer que fosse, nem tão pouco chegou lá perto. A «Geração de Ouro», o que fez? Foram campeões do mundo de sub-20, e depois? Houve algum treinador que desse continuidade ao valor e ao trabalho daquele grupo?
Mas só importa criticar quem fez melhor, se calhar simplesmente porque não é de cá ou porque é teimoso ou porque é mal disposto com os jornalistas. E, por aí mesmo, não acredito que aguente seis meses em Inglaterra.
Não ouvi ninguém falar do Europeu miserável que fez o Cristiano Ronaldo. Um jogador que quer ser o melhor do mundo – que eu acho que é, como já aqui mostrei –, não pode brilhar apenas nos jogos de quem lhe paga milhões. Tem de suar a camisola e mostrar que é mesmo o melhor nos campeonatos do Mundo e da Europa. Não o fez. Foi um jogador vulgar. Mas, de certeza, a culpa também deve ter sido do seleccionador...
Não ouvi ninguém falar de mais uma arbitragem muito tendenciosa, que até a realização da transmissão tentou esconder. Na primeira parte, com 0-2, terá havido um penálti por marcar, nem uma repetição deu. Quando um português fazia falta, dava cinco repetições. Na segunda parte, com 1-2 e Portugal a pressionar muito para chegar ao empate, a Alemanha vai uma única vez à nossa baliza e faz o 1-3. Em falta. "É falta, mas não atenua o erro da defesa", ouvi um comentador dizer. Como não atenua, se o jogador que está a marcar quem faz o golo é empurrado?
Não ouvi ninguém falar da vergonha que é um guarda-redes sair sistematicamente de olhos fechados a lances pelo ar, como aconteceu nos segundo e terceiros golos. É confrangedor, o Ricardo. Confrangedor. Espero que não volte a ser o número 1 depois da era Scolari.
Para mim, a revelação deste Europeu foi Deco. Um jogador brilhante que tinha feito uma má época e depois, na Selecção, fez isto. Notável. Espalhou classe e perfeição sempre que jogou. Este sim, suou verdadeiramente a camisola. Uma camisola que até nem é a que devia vestir, mas da qual claramente se orgulha, e mais do que outros.
Espero que a Selecção não entre em depressão pós-Scolari. Não imagino alguém a conseguir reunir de novo este espírito em torno dela. E se calhar é melhor. Porque também não acredito que se faça melhor do que ele fez nos próximos tempos. Espero, claro, estar enganada. Quem vier a seguir, que faça melhor. Afinal, tem jogadores para isso.

6 comments:

Anonymous said...

Assino por baixo!!

Cátia

Ana said...

O teu apartamento termeu com o 1º golo de Portugal?? Disse ao Nuno para se comportar, mas ninguém o segurava... e no final ficou amuado como uma criança triste que não tem o brinquedo que quer!

Natacha said...

Não sei se tremeu ou não, porque também gritei...

Pedro Emanuel Santos said...

O Scolari conquistou os melhores resultados de sempre da Selecção? Com ele, o máximo que fizemos que não tínhamos feito antes foi chegar a uma final de um Europeu, por sinal disputado em casa e perdido contra essa potência que é a Grécia. De resto, chegou às meias-finais de um Mundial e depois perdeu o jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar (já tínhamos sido terceiros em 1966) e foi eliminado nos quartos-de-final do Euro 2006 (igualou António Oliveira no Euro 96 e não conseguiu superar quem levou Portugal às meias-finais dos europeus de 1984 e 2000). Foram estes os resultados relevantes do senhor? Também é preciso ver que foi o seleccionador que mais tempo esteve à frente da selecção, o que terá a sua importância. Enfim, há quem goste de vitórias morais. Eu não me contento com elas, pelo contrário, envergonho-me.

Natacha said...

Euro 2006?
Eu não gosto de vitórias morais, nem tão pouco as apregoei. Simplesmente me faz impressão este espírito "anti" que se criou. Faz-me comichão tudo o que é extremismo.

Anonymous said...

Apenas para concordar com o que dizes sobre o grande (leia-se patético) Ricardo! Mas, desculpa, a responsabilidade da escolha coube a quem?!
Isabel F.