Friday, July 25, 2008

Tear down the walls

Quarenta e cinco anos depois de John Kennedy, Barack Obama esteve em Berlim, onde discursou para uma frenética plateia de mais de 200 mil pessoas. Perante os nossos distraídos olhos, ontem escreveu-se mais uma página da história moderna e é certo que este dia será no futuro tão recordado como aquele do "Ich bin ein Berliner".
Apesar de não ter chegado a tanto, Obama declarou-se um cidadão do mundo e mostrou-se preocupado com a necessidade de Estados Unidos e Europa voltarem a unir esforços na defesa de vários objectivos comuns, sublinhando que não há maior aliado para os EUA do que o Velho Continente. Por isso, apelou, no local perfeito, à necessidade de derrubar os novos muros que dividem os povos.
Falando em frente à Coluna da Vitória – a chanceler alemã não permitiu que discursasse nas Portas de Brandenburgo, onde até hoje apenas falaram líderes, nunca candidatos –, o democrata levou verdadeiramente ao delírio os milhares de cidadãos que ali se juntaram. Desta forma provou que a Europa não virou costas aos Estados Unidos, mas sim ao vergonhoso reinado de George W. Bush, que continua a ter efeitos desastrosos em todo o mundo. Exortou uma "nova geração, a nossa geração, a deixar a sua marca na História". Barack Obama, com toda a certeza, já o fez.

2 comments:

John River said...

Se o Hitler estava mesmo escondido em Coimbra, agora é que morreu!

Pedro Emanuel Santos said...

Faltou um soundbyte que entrasse no ouvido de todos para que o discurso de Obama possa ser recordado daqui a 45 anos como o de Kennedy é hoje. Só isso, porque de resto Obama confirmou que está uns furos acima daquilo que os EUA nos costuma oferecer.